sábado, 23 de outubro de 2010

A bactéria que preocupa o Brasil

SAÚDE > PAÍS TENTA FREAR O AVANÇO DA KPC, QUE É RESISTENTE A DIVERSOS ANTIBIÓTICOS
Michelle Treichel
carneiro: tratamento mais difícil

Versão em PDF Imprimir Comente esta notícia Envie para um amigo  
Depois da efervescência em torno da Influenza A (H1N1), agora uma das maiores preocupações da saúde no País recai sobre a chamada “superbactéria” KPC (Klebsiella pneumoniae), produtora de carbapenemase. O micro-organismo é resistente a quase todos os antibióticos e já causou mortes em alguns estados brasileiros, além do Distrito Federal. As incidências são registradas, na maioria dos casos, em hospitais no caso de pacientes com longo tempo de internação e que realizaram procedimentos invasivos.

Conforme o médico infectologista Marcelo Carneiro, mestre em Microbiologia e professor do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a KPC desenvolveu uma maneira de ficar resistente aos antibióticos. “Isso diminui as opções de tratamento das infecções por esses agentes”, esclarece. O especialista destaca que, como qualquer outra infecção, os efeitos no organismo são decorrentes da reação inflamatória entre o agente e o hospedeiro. “A presença desse mecanismo de resistência é que dificulta o tratamento e a escolha do antibiótico.”

Para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a proliferação da KPC é inevitável. Nesse sentido, cresce a necessidade de prevenção. Segundo Carneiro, as bactérias podem sofrer alterações nas pessoas doentes, e a transmissão ocorre, especialmente, por meio das mãos – quando não higienizadas adequadamente. “Assim como na gripe A, a adoção de medidas simples diminui a disseminação dos agentes.” As pessoas mais expostas são aquelas com saúde debilitada, que estão internadas em hospitais e clínicas de repouso.

No entanto, a “superbactéria” também pode atingir a população fora das unidades de saúde. Por isso, além dos cuidados com a higienização correta das mãos, é imprescindível evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica, especialmente a utilização indiscriminada de antibióticos que é o que torna as bactérias mais resistentes. Esta semana, o ministro da Saúde, José Temporão, enfatizou que o governo quer regulamentar a venda desses medicamentos.



ESTADO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está concluindo uma nova regulamentação a partir da qual o acesso a antibióticos nas farmácias só vai poder se dar por intermédio da receita médica. Ela deve fica retida para evitar que o paciente possa comprar novamente o medicamento sem acompanhamento médico. “O autoconsumo, o consumo irresponsável e a má prescrição é que levam a uma situação como essa.” O ministro ainda acredita que a infecção também pode ter se disseminado por causa de falhas no processo de controle de infecção hospitalar.

A presença de KPC já foi confirmada em diversos estados, como Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em território gaúcho, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, faz um alerta em relação à bactéria. Segundo a nota, os hospitais devem implementar medidas de prevenção e controle de infecção, bem como estratégias de monitoramento de infecções por germes multirresistentes. A Coordenação de Vigilância em Saúde de Porto Alegre confirmou que desde 2008 o agente é detectado nos hospitais da Capital, mas sem o desencadeamento de surtos e registros de óbitos em pacientes.



Superbactéria?

Conforme o infectologista Marcelo Carneiro, a KPC não deve ser chamada de superbactéria. Isso porque os mecanismos de resistência são esperados em todos os tipos de bactérias. O problema de multirresistência a antimicrobianos, como o induzido pela KPC, ocorre com outros agentes também com um impacto grande, mas sem divulgação na mídia. “Portanto, chamá-la de super é alarmista e, assim, perde-se o momento para discutir questões mais importantes, como prevenção de transmissão com a higienização das mãos.”
 

Nenhum comentário: