sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Anvisa discute medidas contra superbactéria KPC

Especialistas vão debater os recentes casos de infecção provocados pela Klebsiella pneumoniae carbapenemase

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza hoje, em Brasília, uma reunião com microbiologistas e infectologistas de todo o país para discutir as infecções hospitalares provocadas por bactérias resistentes a antibióticos. Será das 9h às 17h, na sede da Anvisa, no Setor de Indústria e Abastecimento.

No encontro, os especialistas vão debater os recentes casos de infecção provocados pela Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), enzima que tem funcionado como novo mecanismo de resistência em algumas bactérias.

Em pauta, ainda, medidas de contenção e prevenção de novos casos, padronização de conceitos, diagnóstico, métodos de identificação dessas bactérias, seleção de laboratórios estaduais de referência e fluxos de notificação das infecções.

DF eleva número de mortes por superbactéria para 18

Mais três mortes pela superbactéria KPC foram confirmadas pela Secretaria da Saúde do Distrito Federal, fazendo o número de óbitos subir de 15 para 18. Por causa da superbactéria, houve crescimento da demanda por materiais descartáveis e de higiene, levando ao desabastecimento do estoque no DF.

Para fazer a reposição, o governo anunciou que gastará R$ 10 milhões em caráter emergencial. De janeiro até 15 de outubro foram registrados 183 casos de contaminação, das quais 46 tiveram infecção.
AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário: