sexta-feira, 4 de maio de 2012


Vacinação contra a gripe começa neste sábado 


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem como meta imunizar 80% da população alvo

Da Redação
Começa amanhã em todo o país a campanha de vacinação contra a gripe, dirigida a idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, grávidas, trabalhadores da saúde, indígenas e presos. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem como meta imunizar 80% da população alvo: 1,3 milhão de idosos; 190 mil trabalhadores de saúde; 332 mil crianças  menores de 2 anos; 273 mil gestantes e 25 mil indígenas.
De acordo com Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, as campanhas de vacinação contra a gripe vêm contribuindo   para a prevenção da gripe. “As campanhas de vacinação do idoso foram iniciadas pelo Ministério da Saúde há 12 anos e desde então houve uma queda significativa nas hospitalizações por pneumonias e doenças bronco-pulmonares crônicas na população alvo da vacinação”, explicou.
Ontem foi também lançada a campanha nacional ‘Prematuro imunizado é prematuro protegido’, no Hospital das Clínicas (Hupes/Ufba), no Canela. A iniciativa – que conta com os atores globais Vanessa Giácomo e Carlos Casagrande como padrinhos – segue até amanhã, com a oferta de serviços como a distribuição do calendário de imunização e a tabela de peso ideal para crianças de até 1 ano de idade. Quem for ao local, poderá pesar e medir as crianças, além de ter assistência de profissionais de enfermagem. No lançamento da campanha,  a Bahia iniciou uma consulta pública para disponibilização da medicação que imuniza  crianças nascidas com menos de 35 semanas de gestação ou com graves problemas de coração ou pulmão contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O VSR é o maior causador de infecções respiratórias nesse período. Atualmente, a medicação é liberada para crianças prematuras mediante solicitação médica ou liminar da Justiça. A consulta pública prosseguirá até o dia 2 de junho e o resultado  vai normatizar a distribuição da medicação na Bahia. 
Para participar, é preciso acessar  o site www.saude.ba.gov.br e clicar no link da consulta.

FONTE: CORREIO

Nenhum comentário: