Rio de Janeiro, 14 ago (EFE).- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu hoje a veiculação de publicidade de remédios antigripais em todos os meios de comunicação, para diminuir seu uso indiscriminado, já que podem mascarar os sintomas da gripe A.
A resolução da Anvisa publicada hoje no "Diário Oficial da União" atinge todo o território nacional e inclui os remédios a base de ácido acetilsalicílico, assim como medicamentos que aliviam os sintomas da gripe, entre eles o paracetamol, a dipirona e o ibuprofeno.
A medida será aplicada a todos os meios de comunicação, incluindo os digitais.
Segundo a resolução da Anvisa, o objetivo da medida é estimular um uso "absolutamente sensato" dos remédios, já que, apesar de ter certa eficácia e serem produtos cuja segurança é garantida, também podem mascarar sintomas importantes para o diagnóstico da gripe A.
O organismo assegurou ter tomado a decisão levando em conta os dados do último relatório epidemiológico do Ministério da Saúde, emitido na segunda-feira, de que 77% dos casos de doenças respiratórias são causados atualmente pela nova gripe e não pelo vírus comum.
A Anvisa explicou também que a medida terá validade enquanto houver uma situação especial de risco para a saúde.
A norma afeta qualquer tipo de propaganda dos remédios e também proíbe a publicidade nos estabelecimentos onde os medicamentos são vendidos.
UOL Celular
Nenhum comentário:
Postar um comentário