Quinta, 21 de Maio de 2009 - 08:40 hs
Tramita na Assembléia Legislativa projeto de Lei do deputado Márcio Fernandes (PSDB) que proíbe profissionais de saúde de saírem de seus ambientes de trabalho usando aventais ou jalecos.
A intenção, conforme parágrafo do projeto, é evitar contaminação das peças por bactérias e germes.
Caso seja aprovada e sancionada, a Lei atingirá médicos, enfermeiros, instrumentistas, auxiliares de enfermagem, radiologistas e laboratoristas.
Fonte: Com informações CG News
Comentário de do autor do Blog:
Como médico sanitarista, ex-professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e ex-Diretor do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária do Estado de Rio de Janeiro, envio meu aplauso ao jovem deputado sul mato-grossense do sul, recentemente agraciado com o título cidadão anastaciano.
Esta iniciativa deve ser imitada por outros estados e mesmo por parlamentares federais, já que a Anvisa, ou outro órgão do Ministério da Saúde, ainda não tomou providências nesse sentido.
Não tenho dúvidas de que culturas de material coletado através de esfregaços dos uniformes e sapatos de profissionais que os usam fora dos ambientes hospitalares, revelariam a presença de microorganismos patogênicos, inclusive os envolvidos com as temidas infecções hospitalares, por isto, sugerimos a realização de pesquisas nesse sentido, ainda que para constatar o óbvio e, mesmo, para refutar possíveis críticos desta oportuna medida.
Ao reverso, tais vestimentas são capazes de veicular material potencialmente infeccioso, coletado no exterior e passível de ser disseminado nas unidades de saúde, comprometendo a segurança dos seus usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário